U.S. flag An official website of the United States government
  1. Home
  2. For Consumers
  3. Consumer Updates
  4. Por que você não deve usar Ivermectina para tratar ou prevenir a COVID-19
  1. Consumer Updates

Por que você não deve usar Ivermectina para tratar ou prevenir a COVID-19

Image
Combined image of a veterinarian inspecting a horse, and a doctor inspecting a patient.

English

COVID-19. Convivemos com ela há o que às vezes parece ser uma eternidade. Dado o número de mortes que ocorreram devido à esta doença, talvez não seja surpreendente que alguns consumidores estejam se voltando para drogas não aprovadas ou autorizadas pela FDA - Food and Drug Administration (Agência Americana de Alimentos e Medicamentos). 

Uma das tarefas da FDA é avaliar cuidadosamente os dados científicos sobre um medicamento para ter certeza de que ele é seguro e eficaz para um determinado uso. Em alguns casos, pode ser altamente perigoso usar um medicamento para a prevenção ou tratamento da COVID-19 que não tenha sido aprovado ou não tenha recebido autorização de uso emergencial pela FDA.

Parece haver um interesse crescente no uso de um medicamento chamado Ivermectina para a prevenção ou tratamento da COVID-19 em humanos. Certas formulações animais de Ivermectina, como líquida, injetável, pasta e “poção”, são aprovadas nos EUA para tratar ou prevenir parasitas em animais. Para humanos, os comprimidos de Ivermectina são aprovados em doses muito específicas para tratar alguns parasitas, e há formulações para uso tópico (na pele) para piolhos e doenças de pele como a rosácea.

Entretanto, a FDA recebeu vários relatos de pacientes que necessitaram de cuidados médicos e até mesmo hospitalização, após se automedicarem com Ivermectina destinada ao gado.

O que você deve saber sobre a Ivermectina

  • A FDA não autorizou ou aprovou o uso da Ivermectina na prevenção ou tratamento da COVID-19 em humanos ou animais. A Ivermectina é aprovada para uso humano no tratamento de infecções causadas por alguns vermes parasitas e piolhos além de doenças de pele como a rosácea.
  • Os dados atualmente disponíveis não mostram que a Ivermectina seja eficaz contra a COVID-19. Testes clínicos avaliando comprimidos de Ivermectina para a prevenção ou tratamento da COVID-19 em humanos estão em andamento. 
  • A ingestão de grandes doses de Ivermectina é perigosa. 
  • Se seu médico lhe prescrever o uso da Ivermectina, compre-a através de uma fonte legítima, como uma farmácia, e tome-a exatamente como prescrito. 
  • Nunca use medicamentos destinados a animais em você mesmo ou em outras pessoas. A Ivermectina para uso em animais é muito diferente daquela aprovada para humanos. O uso da Ivermectina animal para a prevenção ou tratamento da COVID-19 em humanos é perigoso. 

O que é Ivermectina e como ela é usada?

Os comprimidos de Ivermectina são aprovados pela FDA para tratar humanos com estrongiloidíase intestinal e oncocercose, duas doenças causadas por vermes parasitas. Além disso, algumas formas tópicas (para uso na pele) de Ivermectina são aprovadas para tratar parasitas externos como piolhos e para doenças de pele como a rosácea. 

Algumas formas de Ivermectina animal são aprovadas para prevenir a dilofilariose ou parasita do coração e tratar certos parasitas internos e externos. É importante notar que estes produtos são diferentes dos produtos usados em humanos, e seguros apenas quando usados em animais, conforme prescrito.

Quando a ingestão de Ivermectina pode ser perigosa? 

A FDA não autorizou ou aprovou a Ivermectina para o tratamento ou prevenção da COVID-19 em humanos ou animais. A Ivermectina não demonstrou ser segura ou eficaz para estas indicações. 

Há muita desinformação sendo difundida, e você pode ter ouvido que não há problema em tomar grandes doses de Ivermectina. Isto não é certo. 

Mesmo os níveis de Ivermectina para uso em humanos aprovados podem interagir com outros medicamentos, como anticoagulantes. Você também pode ter uma overdose de Ivermectina, que pode causar náuseas, vômitos, diarreia, hipotensão (baixa pressão arterial), reações alérgicas (coceira e urticária), tontura, ataxia (problemas de equilíbrio), convulsões, coma e até mesmo a morte. 

A Ivermectina para uso animal é diferente da Ivermectina para uso em humanos

Em primeiro lugar, as drogas animais são muitas vezes altamente concentradas porque são usadas para animais de grande porte como cavalos e vacas, que pesam muito mais do que nós - uma tonelada ou mais. Doses tão altas podem ser altamente tóxicas em humanos. Além disso, a FDA revisa as drogas não apenas pela segurança e eficácia dos ingredientes ativos, mas também pelos ingredientes inativos. Muitos ingredientes inativos encontrados em produtos para animais não são avaliados para uso em humanos. Ou estão incluídos em quantidade muito maior do que aqueles utilizados em humanos. Em alguns casos, não sabemos como esses ingredientes inativos poderão afetar a forma como a Ivermectina é absorvida no corpo humano.

Opções para prevenção e tratamento da COVID-19

As formas mais eficazes de limitar a propagação da COVID-19 incluem a vacina contra COVID-19 quando ela estiver disponível e a adesão à orientação atual do CDC.

Converse com um profissional de saúde sobre as vacinas contra a COVID-19 disponíveis e as opções de tratamento. Um profissional de saúde pode ajudar a determinar a melhor opção de tratamento para você, com base em seu histórico de saúde.

Consumer Updates Email

Subscribe to receive Consumer Updates email notifications.

Back to Top